sábado, junho 04, 2011

SOS BOMBEIROS.. SOS PARA O RIO DE JANEIRO...

Por Eliana Araújo
Sugiro que dêem uma olhada nos telejornais e jornais nesta manhã de sábado e tirem suas conclusões. Fatos inusitados e diria históricos acabam de acontecer e certamente repercutirão ao longo de todo o governo do Exmo. Sr. Governador Sérgio Cabral, a meu juízo, por absoluta falta de negociação e insensibilidade por parte das autoridades constituídas neste estado, entre eles o Secretário Sérgio Cortes.
Lembram das manifestações dos Bombeiros militares por melhores salários e melhores condições de trabalho há cerca de 15 dias atrás? Pois bem, a situação piorou e muito com consequências ainda desconhecidas para toda a população, pois afinal o corpo de Bombeiros prestam um serviço essencial.
Como deve ser de conhecimento de todos, ocorreram desde ontem à tarde na cidade, uma reunião entre o comando do movimento dos bombeiros, deputados e representantes do governo na ALERJ, mas as negociações fracassaram.
Em protesto, um grupo de manifestantes, dirigiu-se à Praça da República com a intenção de ocupar o quartel Central do Corpo de Bombeiros. Ontem por voltas das 19 h de sexta -feira, cheguei a assistir parte da manifestação pacífica que percorria o trajeto entre a ALERJ e a Praça da República, formada por mais de 2.000 manifestantes, incluindo-se familiares de bombeiros.
Cheguei a me dirigir a um deles para saber qual teriam sido o resultado da reunião na ALERJ e tive como resposta que eles não foram atendidos e iriam paralisar todos os serviços.
O saldo ainda é desconhecido, mas já soube que houve uma "insólita" retomada dos quartel invadido pelos homens do BOPE, ( POLÍCIA X BOMBEIROS ), com o emprego de bombas de efeito moral e até disparos de armas de fogo. Não houve resistência, mas há relatos de feridos entre os familiares dos bombeiros, inclusive mulheres e crianças que foram levados aos hospitais próximos e a prisão de mais de 1000 manifestantes! !! Graças a Deus, sem vítimas graves ...
Aconselho a todos nos próximos dias a evitarem ao máximo se exporem a situações de risco...pois no que depender de algum possível resgate ou salvamento, dificilmente seremos atendidos, boa parte dos bombeiros do Estado estão presos...
E isto no segundo estado da federação, exatamente na cidade, escolhida para sediar uma Copa de Mundo e Jogos Olímpicos...que paga um dos piores salários do Brasil aos seus servidores...
                Que governo! Que vergonha! Que papelão!

"Se cada um for invencível, não haverá problemas sem solução. Quando tivermos este espírito, o nosso potencial aumentará ainda mais e nenhum objetivo ficará sem ser concretizado. Todos os problemas terão solução, todos os sofrimentos serão transformados em felicidade." (Daisaku Ikeda).

15 comentários:

  1. Nélio! Que horror!

    Mas caso eu não esteja enganada, os bombeiros são proibidos por Lei de pararem todas as funções, assim como os militares não podem fazer greve. Não tenho certeza, por isso não afirmo.
    No caso, eles entraram em motim, fazem parte da Polícia Militar!
    Mas fato é que se precisa fazer alguma coisa, como não pode haver negociação?? Como não foram atendidos??
    Tem que haver um consenso!
    O Governador e o Secretário de Segurança Pública tem obrigação de fazerem uma proposta decente aos bombeiros, enfim!
    Assim como está é que não pode ficar!
    Que situação!

    Irresponsáveis aqueles que expuseram suas famílias nesse tiroteio...Deus! está tudo de cabeça para baixo!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. como vc postou Nélio...439 bombeiros detidos e o maior traficante do Rio solto!!! Vergonhoso!!!
    Ana Serra

    ResponderExcluir
  3. É uma total vergonha!
    Bombeiros serem tratados dessa forma? É muito humilhante, é uma atitude covarde por parte do Governo do RJ. E colocar PMs contra os Bombeiros, é uma grande lástima!
    É uma vergonha, vergonha, vergonha! Pelo menos espero que o povo carioca, não se esqueça dessa a titude do nobre Sérgio Cabral, nas próximas eleições!
    #SOSBombeiros

    ResponderExcluir
  4. Carla, realmente pela CF militar não pode se rebelar

    ResponderExcluir
  5. Se qualificado como motim :
    "De acordo com o comandante, os bombeiros poderão pegar de 3 a 8 anos de prisão, sendo que os líderes do movimento, podem ter a pena agravada. E com isso, a punição pode chegar a 12 anos de detenção."
    E a população do Rio fica como? Sem bombeiros?!
    Por que deixar a situação chegar até esse ponto?!
    Trabalhar dignamente corresponde também a receber dignamente. Apesar de não poderem fazer greve, o que eles fariam? Se não conseguiram acordo algum que valorise o trabalho que fazem a população?
    Quem realmente é o culpado disso tudo, além do Sr. Sergio Cabral e sua equipe, que não tiveram a competência de chegar a um acordo que fosse digno dos bombeiros aceitarem?

    E digo mais, em quanto um bando de políticos nojentos que só sabem roubar o Brasil ganham fortunas, servidores que realmente trabalham para a população e ainda se expõem a riscos, ganham essa merreca...
    Tá tudo errado...

    ResponderExcluir
  6. A retardada que diz q são irresponsáveis as pessoas que recenendo dois salários mínimos sem vale transporte expuseram as crianças, deveria, caso tivesse neuronios, colocar a mãozinha na consciencia e saber q os filhos e as mulheres estavam lá pq era pacífico. As famílias dessas pessoas estão sendo abusadas com a pobreza!!!!!
    Menina facista!

    ResponderExcluir
  7. Inacreditável, como o PMDB um partido com história neste país ainda mantém entre seus filiados o Senhor Sérgio Cabral. Milton Temer, já havia chamado a atenção dele, quando apresentou o famigerado Sérgio Cortes para o Ministério da Saúde, sem qualquer orientação partidária. Teve que desculpar-se, lembram-se? Agora este absurdo contra os bombeiros, heróis sim, pois se viram com a falta de insumos básicos para o trabalho, expondo suas vidas em pról de uma população que ainda tem a coragem de critica-los. Meu Deus, que gente é essa? Que país é esse? Por que Sérgio Cabral não é expulso do PMDB ou ou belo impeachement nele? O povo mais uma vez calado. Brasil...

    ResponderExcluir
  8. Ressalva: Michel Temer, não Milton Temer.

    ResponderExcluir
  9. Querido Anônimo

    Em primeiro lugar não estou contra os bombeiros, muito pelo contrário!Os bombeiros junto com as FFAA são as Instituições brasileiras que mais têm meu respeito!
    Aliás, no twitter eu movimentei meus amigos justamente contra o incompetente do Sérgio Cabral, porque se fosse com bandidos ele estaria negociando. Agora com quem salva vidas, ele humilha!
    Eu compreendo e os bombeiros, não só do Rio, mas do Brasil inteiro, tem a minha total e incondicional solidariedade.
    O que fizeram com eles no Rio, foi algo tão absurdo que não tenho explicações!

    Só que gostando ou não, eles fazem parte da polícia militar, estão sujeitos a hierarquia do governador, por mais cretino que seja, como é o caso do Cabral! Eu não tinha certeza, mas o Barenna confirmou que eles não podem fazer motim, greve..Isso é considerado crime dentro da Constituição Federal e não tenho culpa disso!
    Acontece, que a incompetência e também a má vontade do Cabral chegou a um ponto que realmente faz qualquer um chutar o balde! Como o safado do Cabral pensa que alguém pode sustentar sua família ganhando R$ 950,00 por mês e ainda não se revoltar?? Ainda mais saindo de casa sem saber se voltará vivo, pois arriscam suas vidas para salvar outras??

    Absurdo é pouco!

    Agora, diante do fato do governo do Rio não querer negociar, é lógico que isso gera raiva e indignação! Eles tomaram o quartel administrativamente, situação tensa, nervosa..Haveria retaliações, pois do Cabral não se pode esperar bom senso.
    Diante desse fato, eu jamais exporia meus filhos e minha família. Você exporia seus filhos?
    Eu sim, estaria lá e provavelmente estaria presa e nem queria saber...
    Mas a possibilidade de confronto era real, mesmo com os bombeiros não oferecendo resistência! Porém, só o fato do chefe deles o governador safado Cabral ter considerado motim, era evidente que a coisa federia e fedeu.

    Eu posso arriscar a minha vida sem problemas, mas não colocaria jamais minha família na linha de frente, diante do caos que diante da tensão e do nervosismo se armou.

    E pelo que vi, não foram todos os bombeiros que fizeram isso..Somente alguns!

    Eu não sou facista, só lembrei a Lei! Mas, diante da situação de miséria que vivem os bombeiros com sua família, eles tem todo direito de protestar. É justo!

    Se fosse com o MST invadindo prédio público eles estavam negociando e tomando cafezinho ao invés de descer o braço e prender esses terroristas que se dizem movimento social. Não é?

    Aprenda a separar o joio do trigo, misturar tudo acaba gerando má interpretação, como você fez comigo..Ok?

    Gostei do menina!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  10. Carla Pola, você é um saco!!!!

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus!! Sei que estamos vivendo um período de total inversão de valores, mas agora acho que extrapolou tudo que era possível!!
    Bombeiros presos, tratados feito bandidos, pelos próprios colegas PM's é uma coisa absolutamente surreal...
    Uma coisa eu aprendi nesse país de m****; infelizmente, minha querida mana Carla Pola: Direitos Humanos só funcionam pra proteger bandidos...sem mais comentários. ¬¬

    ResponderExcluir
  12. Meu caro anônimo, aí em cima...você, com o perdão da palavra...é um pé no saco!!!

    ResponderExcluir
  13. MAS QUERIDA AMIGA,....
    TUDO ISSO SÃO REFLEXOS DOS DESMANDOS DE BRASÍLIA, DO PT SEM AUTORIDADE PARA DESFILIAR, PRENDER O PALOCCI E DAR EXEMPLO DE DIGNIDADE A TODOS OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS E PRIVADOS:
    - SE O PALOCCI ROUBA DESCARADAMENTE E AOS DA DILMA, É UM "SANTO CHEFE DE FAMÍLIA E FUNCIONÁRIO PUBLICO PADRÃO"?????
    ISSO FAZ COM QUE AS CLASSES TRABALHADORES ENLOUQUEÇAM IMAGINANDO OS "MILHÕES" DENTRO DOS TRAVESEIROS DO PALÓCCI, ENQUANTO QUE MUITOS DOS BOMBEIROS, NEM DINHEIRO PARA COMPRAREM SUAS CASAS PRÓPRIAS TEM !!!
    A MÉRDA VEM DE CIMA, AO CONTRÁRIO DO QUE DEVERIA SER:
    """O EXEMPLO VEM DE CIMA""" !!!

    ResponderExcluir
  14. Querido amigo!

    Concordo com você em gênero, número e grau!
    O exemplo vem de cima!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  15. Anônimo disse...
    Por que o ato dos bombeiros cria um precedente perigoso

    Os bombeiros assim como qualquer categoria têm o direito de pedir melhoria salarial, ocorre que por servirem junto com a PM, sob regime militar, lhes é vetado o direto à greve. Nos últimos dias o que tenho visto no Rio é um circo. Uma categoria que vem sendo “doutrinada” por políticos faz meses, chega ao ponto de rasgar sua lei militar, invadir um quartel, ocupar e inutilizar viaturas.
    Ora, isso é inadmissível em um estado de direito. Imaginemos se médicos decidem fazer greve, invadir hospitais, furar pneu das ambulâncias e trancar as portas; E se um dia policiais em greve ocuparem os presídios e ameaçarem soltar os presos? Não obstante, teríamos ainda a possibilidade de Soldados do exército em greve, colocarem tanques para obstruir vias. Pergunto: Onde a sociedade vai parar? É esse o precedente que a sociedade deseja abrir com os bombeiros?
    Para que não corramos esse risco há uma legislação militar que rege as FFA, Bombeiros e a PM. Independente de qualquer pleito salarial, ela tem de ser respeitada. No momento em que a sociedade permitir que essa lei seja ignorada, estará pondo em risco sua própria ordem.

    14 de junho de 2011 05:45

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação, em segundos seu comentário será publicado