quinta-feira, junho 30, 2011

BANCO DO BRASIL. ABUSO E CRIME...

 Por Paula Rita Mesquita de Carvalho

Os bancos, nesse caso (porque foi comigo) o BANCO DO BRASIL, cometem verdadeiros crimes contra seus correntistas DESRESPEITANDO suas contas-correntes e sem suas autorizações DEBITAM valores para pagamentos de empréstimos e cartões de crédito. Ferindo frontalmente o disposto na Constituição Federal, no Código de Processo Civil e nas Resoluções do Banco Central (abaixo detalhadas).
Comigo aconteceu no último dia 21 de junho de 2011. Recebo proventos da Justiça Federal sempre entre os dias 20 e 22 de cada mês e possuo A MESMA conta há 23 anos (conta-salário) para isso. Quando recebi meu o pagamento deste mês, dia 21, NO MESMO DIA o banco debitou da minha conta para PAGAR FATURA DO CARTÃO DE CRÉDITO mais de R$ 1.500,00 sem, contudo, eu ter autorizado esse débito. E, mais: além de ter sido uma operação sem autorização, eles ADIANTARAM o vencimento, pagando no dia 21 pois o vencimento das faturas do cartão acontecem nos dias 28 de cada mês. Um absurdo total! Totalmente ilegal.
Fui à agência, na Barra, e falei com o Gerente Geral (que conheço há mais de 20 anos), desde que ele começou sua carreira no banco, no então posto de atendimento (hoje uma agência) dentro do prédio da Justiça Federal sito à Av. Rio Branco, 241. Para espanto meu, o gerente assumiu a responsabilidade, dizendo que ele mesmo tinha mandado uma gerente subordinada sua fazer aquele débito a título de "me proteger do Serasa" (????).
Como ele não possui procuração minha para decidir NADA por minha vida, chegando até a ser cômica a sua interpretação 'teatral' para me comover, porque no fundo sabia que cometera uma ilegalidade, pedi então que imediatamente fizesse o estorno da quantia PENHORADA INDEVIDAMENTE do meu salário; porque no Brasil salário é IMPENHORÁVEL (Art. 649, IV do CPC e 7, X, da Constituição Federal e, ainda, as Resoluções 3402 e 3424 do BACEN). Todavia, ele se recusou peremptoriamente. E gritou comigo, agressivamente, dizendo que não iria estornar NADA! E, ainda, que tinha sido "meu amigo" porque havia me "ajudado" a "conseguir" um empréstimo (???). Como ajudado? Esse empréstimo foi CONSIGNADO pela folha de pagamento da Justiça Federal em março deste ano e eu NEM SABIA QUE ESSE GERENTE HAVIA ASSUMIDO COMO GERENTE GERAL DA AGÊNCIA DA BARRA DESDE FEVEREIRO!! Ou seja: ele já estava lá desde fevereiro, mas NUNCA se anunciou para mim (contrariamente ao seu comportamento de ontem que como lobo em pele de cordeiro queria 'mostrar' que era um 'velho' amigo de mais de 20 anos). Ah, é bom esclarecer que esse empréstimo que ele 'diz' ter me ajudado a 'conseguir' - que é CONSIGNADO - é a MAIS SEGURA FORMA DE EMPRÉSTIMO NO BRASIL pois sai DIRETO da fonte pagadora para o credor. Que "favor" esse senhor havia me feito? Essa foi meramente mais uma OPERAÇÃO de MERCADO, onde o BANCO VENDE UM PRODUTO e o CORRENTISTA COMPRA (se quiser e normalmente quer pois a oferta de crédito é moldada a seduzir os consumidores; basta ver as recentes pesquisas que falam sobre o endividamento dos brasileiros no último ano) A JUROS ALTÍSSIMOS.
Bem, diante da assertiva negativa do gerente em corrigir um erro ABSURDO e TOTALMENTE ILEGAL cometido por ele próprio e confessado a mim, entreguei, então, uma carta (que já havia levado na bolsa para o caso de não conseguir êxito na conversa amigável; até porque já conheço o modus operandi dessas instituições financeiras e seguro morreu de velho) em duas vias, trazendo comigo uma cópia com recibo carimbado por ele e fui diretamente à Delegacia de Policia 16a.-DP para registrar a ocorrência n. 016-06254/2011 e na segunda-feira vou entrar com ação judicial cabível contra o Gerente Geral da Ag. 2909-2, Barra Shopping, Banco do Brasil e contra o Banco do Brasil S.A (já falei com meus advogados que acompanharam todo o desenrolar desse episódio), cobrando o estorno DEVIDO PELO BANCO e as perdas e os enormes danos morais que me foram causados .

Ontem mesmo já encaminhei sugestão de pauta a diversos órgãos de imprensa escrita e televisada, divulgando o caso com o objetivo de ajudar outras tantas pessoas que CERTAMENTE devem ser vítimas desse tipo de ABUSO DE AUTORIDADE por falta de conhecimento de seus direitos.

Se você se identificou com essa história ou conhece alguém que passou por isso, ajude a divulgar. Quando as pessoas exercem sua cidadania os achacadores do poder RECUAM!!!


ABAIXO COPIA DO DOCUMENTO ENVIADO AO BANCO , COM DEVIDA RECLAMAÇÃO!


5 comentários:

  1. Uma ótima sorte para você! Mova mesmo esse processo, não desista por mais que a gente já sabe que esses malditos sempre tentam de todas as formas fazer com que isso aconteça! Se possível não tenha pressa e não aceita a dita conciliação!
    Que absurdo!!!
    Vai com tudo prá cima delles!!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente um absurdo isso! Processa mesmo!!!

    ResponderExcluir
  3. E, o sentimento de impunidade é tamanho que o próprio gerente me disse em alto e bom som que foi ele mesmo quem havia autorizado a sua sub-gerente, Rita, a efetuar o débito SEM MINHA AUTORIZAÇÃO (???!!!!!!). Falou NA MINHA CARA!!! E, quando pedi que estornasse o dinheiro só faltou me agredir. Um A B S U R D O O O O O O O O. Mas, saí dali DIRETO pra Delegacia, registrei a queixa e já entrei com o processo. Cedo ou tarde serei ressarcida e ainda vou receber por danos morais. Mas, isso porque peitei O SISTEMA. Conheço meus direitos e possuo estrutura para bancar assessoria jurídica. E quem não tem nada disso???

    ResponderExcluir
  4. Isso já aconteceu comigo e a atendente não estornou, embora nunca tivesse autorizado débito da fatura do cartão de crédito em minha conta, pq eventualmente não tinha $ p/pagar toda fat e pagava o mínimo. Apoio total pq parece que fazem isso com muita gente, claro q não com quem tem muito $, desses não cobram manutenção de conta, etc... Quem conhece seus direitos e pode bancar assessoria jurídica tem mesmo que processar. Segundo a atendente é determinação da gerência daquela agência do BB, e ela já tinha recebido muitas reclamações.

    ResponderExcluir
  5. E o sujeito despreparado ao que parece ainda foi guindado, brindado, premiado com um cargo de gerente. Tamo mesmo é perdido. Que país é esse?

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação, em segundos seu comentário será publicado