segunda-feira, agosto 22, 2011

Chegou a hora do Rio acordar!

Por José Paulo Grasso
Engenheiro e Coordenador do Acorda Rio
A mídia do RJ apresenta para você, cidadão, um mundo imaginário onde tudo funciona. Metrô, escolas, hospitais, o trânsito, os serviços públicos e privados, a revitalização do porto, tudo é uma maravilha. Obras faraônicas são feitas à socapa, com o pretexto de sediarmos a Copa e a Olimpíada. Gastos absurdos em publicidade para sustentar esta fantasia. Afinal, qual é a sua realidade: a virtual ou este caos que é o Rio?
Conversando com os mais diversos grupos, apurei que eles achavam que estávamos melhorando. Quando instigados a explicarem o porquê desta afirmação, ninguém consegue apontar um setor ou algo que efetivamente justifique este otimismo. Até na segurança pública, com seus números maquiados, reina total incerteza porque a economia obviamente não está sendo revitalizada e até mesmo o secretário de segurança já afirmou que somente a presença de um policial armado não é suficiente para reverter o grande problema social criado por mais de meio século de incúria administrativa que levou a economia do Rio ao fundo do poço, acabando com a nossa qualidade de vida.
Esta má administração se perpetua, como todos nós podemos observar, nos recentes e diversificados escândalos que parecem não ter fim, o que deixa a sociedade estarrecida e paralisada. Grupos insatisfeitos surgem a cada dia com as mais variadas propostas dentro das diversas correntes existentes, o que só contribui para que não haja uma mobilização geral que organize um movimento contra este assalto aos cofres públicos. O que exatamente Estado e Município querem para se perpetuarem. E aí, vamos reagir ou continuar permitindo isto?
Ao invés de pequenos grupos distintos, devemos nos unir contra o inimigo comum que é este desgoverno que investe uma fortuna, descaradamente, para silenciar a mídia difundindo uma tremenda propaganda enganosa, ao invés de apresentar um projeto crível que nos leve a enxergar um futuro com qualidade de vida. Nem a máquina de propaganda da Alemanha nazista enganou tanto uma sociedade como aqui. Após os mais diversos escândalos o Governador elevou de R$ 55,7 para R$ 120,7 milhões a autorização para gastos com Comunicação e Divulgação, comprando o silêncio da mídia e garantindo a divulgação de uma realidade midiática virtual, que já vinha sendo sustentada em parceria com a prefeitura, que, por sua vez, aumentou sua verba publicitária em 9 000%.
A oportunidade é única e não pode ser desperdiçada. Temos pela frente uma Copa, Olimpíadas e a revitalização da área portuária. É importante lembrar que outros lugares, que tinham problemas iguais ou piores do que os nossos, conseguiram se reinventar e hoje são modelares. Não podemos desperdiçar isso como foi no Panamericano. Uma sociedade unida tem o poder de exigir um pacto de desenvolvimento socioeconômico, cultural e ambiental ao apresentar um projeto de curto, médio e longo prazos crível, com uma ancora óbvia, o turismo, nossa vocação natural considerada de forma unânime como a maior do mundo. Assim expandiremos a economia e todos se sentirão inseridos numa realidade ética, transparente e com elevados índices de qualidade de vida.
A atividade é considerada a maior indústria do mundo exatamente por desenvolver todos os mais diversos setores da sociedade simultaneamente, apresentando resultados no curtíssimo prazo. Ela permitirá promovermos aumento da renda per capita e a criação de, inicialmente, pelo menos dois milhões de novos empregos. Planejaremos juntos de forma ativa um plano diretor apoiado em metas plausíveis induzindo um desenvolvimento socioeconômico autossustentável, que apontará onde serão locadas as indústrias que serão atraídas, como se dará o crescimento sustentado da construção civil, como a cidade se preparará para receber mais de 25 milhões de visitantes anuais, como se dará a renovação de toda a infraestrutura de mobilidade urbana através de um aumento de arrecadação comprovado da atividade turística e, principalmente, como desenvolveremos e manteremos uma qualidade de vida única e autossustentável, recuperando os serviços públicos e privados.
Com isso, atrairemos todo o setor internacional de serviços, desenvolveremos nossa indústria criativa de forma excepcional e proporcionaremos uma participação ativa e democrática de toda a sociedade para que nossas belezas naturais e qualidade de vida se eternizem, incluindo toda a população, inclusive a mais desfavorecida.
Se você ler, entender e compartilhar, nós poderemos superar esta barreira midiática que impede que possamos nos unir por um futuro ético, transparente e pleno de qualidade de vida. Venha fazer parte ativa do movimento Acorda Rio www.acordario.com. Seja um membro, recomende aos amigos. Vamos fazer o nosso futuro com ética e qualidade de vida, porque unidos, nós podemos tudo!



Local: Cinelândia.

Horário: terça, 20 de setembro de 2011 18:30



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação, em segundos seu comentário será publicado