sexta-feira, maio 13, 2011

Telhado de barro por Mara Kramer

Telhado de barro lembra muita coisa. As antigas cidades mineiras. As casas térreas e sobrados de Parati. Os casarões de Santa Teresa. O telhado das casas simples espalhadas pelo Brasil, das casas dos pescadores, do sertão, dos campos. As cores são nossas, cor da terra ensolarada. As telhas são coloniais ou francesas. Quando dividido em dois o telhado é básico, direto, parte das águas cai para um lado, parte para o outro. Não precisa mais. Gilberto Freire já dizia que a casa brasileira é um elemento de unidade nacional.
Telhado de barro faz pensar em uma proteção simples, sem luxo, o necessário, o indispensável, o mínimo. Mas não é um mínimo qualquer como aquele que se contenta com qualquer coisa. È um mínimo justo. É a medida exata, sem parecer ambicioso nem inferior. É a sensação de aconchego conhecido, forte por sua contundência, profundidade, de ter o digno. Estar abrigado das chuvas e trovoadas, do ar frio das noites, do sol intenso, da luz que cega. Estar na sombra, na zona de conforto.
Telhado de barro não é o mesmo que telhado de vidro. Telhado de vidro significa estar exposto, fragilizado, ter culpa no cartório e por isto estar deslegitimado para a crítica. Telhado de vidro é vacilante, te protege da chuva, mas não do sol inclemente, nem dos curiosos. O telhado de vidro não produz privacidade. Telhado de barro, ao contrario, é um lugar seguro, confiável, autêntico. Expressa casa, lar, refugio, aconchego despretensioso de alguém que é feliz com as coisas simples, festeja mais o conteúdo do que as formas, daqueles que valorizam o que esta dentro mais do que o que aparece.

Esta reflexão que joga com as palavras, brinca com os significados, levanta hipóteses, resgata lembranças, introduz ditos populares quer ser uma homenagem a este blog que nasce de nosso amigo Nélio. Seguindo as trilhas semânticas no nome por ele escolhido - Telhado de barro - quem sabe podemos adentrar um pouquinho em seu coração generoso.

Muito sucesso com seu blog Nélio Roças!
Mara Kramer



6 comentários:

  1. Acabei de ganhar um lindo presente. Um belo texto da querida Mara Kramer, que lá do exílio voluntário em Barcelona, usou parte de seu precioso tempo para prestigiar meu inicio de jornada independente. Esse espaço é nosso Mara Kramer, e dele atiraremos as mais certeiras pedras. Que se cuidem os de "telhados de vidro". O nosso é blindado a BARRO, ÉTICA, CORAGEM, AMOR, E CORAÇÃO! Obrigado Mara!

    ResponderExcluir
  2. Aqui na tribo se usa telhado de palha de buriti. Parece frágil, mas resiste a todos os temporais e não vaza. Ô catalã sabida danada. Beijos à Mara e parabéns ao Nélio por hospedá-la.

    ResponderExcluir
  3. Demais, ainda bem q temos telhado de barro!!!!!!!
    Parabéns a Mara q soube traduzir nessa brincadeira de palavras o verdadeiro significado do telhado de barro!!!!!!
    E ao Nélio, q há tão pouco o conheço e já me sinto tão próxima, muiiiiiiiiiiiiito sucesso!!!!
    bjokas...

    ResponderExcluir
  4. O texto da Mara Kramer é simples, direto, mas tem uma carga de poesia na sua simplicidade. Texto claro e muito bem escrito, um verdadeiro presente mesmo.
    Parabéns ao Nélio pelo presente e pela iniciativa do blog,pois quanto mais pessoas conscientes tivermos dispostas a postar informações e contribuir como formadores de opinião, será um passo a mais no caminho difícil que escolhemos para trilhar...
    Adorei a frase do Quintana no início. Me fez gostar um pouco mais de você. Sucesso! Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom! novamente desejo SUCESSO para você! beijo

    a frase do Quintana, como eu falei, é Nelio Rocas puro... +1bj
    Ana

    ResponderExcluir
  6. Um belo presente, algo doce de uma clareza colorida!
    Um deleite para os olhos e para alma.
    Parabéns Nélio, parabéns Mara, meu espírito agradece esta boa ação.
    De bem com a vida...

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação, em segundos seu comentário será publicado